Introdução:
Esta
é uma pesquisa em desenvolvimento para o
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na Universidade Tecnológica
Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR) campus Curitiba. Os estudos realizados buscam reflexões
sobre as relações entre o design, a cultura e a tecnologia, analisadas
sob a perspectiva dos rótulos de Cachaça do Paraná do acervo da Fundação
Cultural de Curitiba (FCC). Usou-se a análise semiótica com base peirceana
como ferramenta. Procurou-se refletir sobre os aspectos plásticos, icônicos e
lingüísticos, evidenciando o entrelaçamento dos processos técnicos, as
tradições da gravura, oriundos do processo litográfico, dos valores culturais,
os nuances históricos, a construção de identidades, as questões simbólicas,
revelando a diversidade dessas peças gráficas. Além disso, é uma forma de se
resgatar uma parte da história do design gráfico brasileiro, e
principalmente paranaense, muitas vezes efetuado por anônimos.
Objetivos:
O
objetivo deste estudo é investigar as relações entre design, cultura e
tecnologia. Tomou-se como referência o estudo sobre os rótulos de Cachaça,
motivado por sua diversidade de representações e ligação com a História do
Brasil. Para Cascudo (2005) o termo cachaça já era aplicado no inicio do século
XVI.
Material e métodos:
Por
se tratar de uma pesquisa em desenvolvimento, o material utilizado está
referenciado principalmente no acervo da FCC, por meio da Casa da Memória.
Atualmente ocorre um processo de catalogação e verificação do acervo técnico de
obras raras, visando disponibilizar todos os rótulos existentes para o acesso
público por meio de digitalização. Para tal processo há o apoio da Casa da
Memória, por meio dos seus servidores, para auxiliar e estabelecer os
parâmetros necessários para a correta disponibilização do acervo. O prazo
estimado para o processo é de aproximadamente 3 a 4 meses finalizando no final
de novembro de 2012. Uma vez estabelecida e catalogada a coleção, o objetivo é
fichar e analisar os rótulos por meio da semiótica peirceana. Além disso,
alguns contatos estão sendo efetuados na tentativa de mapear os rótulos e
entender a “mobilidade” de seus exemplares, com colecionadores particulares, na
capital, litoral e interior do estado.
Resultados e discussão:
A
principal colaboração dos estudos é valorizar uma parte da história das artes
gráficas brasileiras, por meio do entendimento da litografia como um processo
não só de produção, mas criação de material gráfico, revelando seu diálogo com
acontecimentos da história brasileira, e podem revelar muitas informações sobre
a sociedade à qual pertencem. Por isso o entendimento da tríade (design ─ cultura ─ tecnologia) é
importante para que este resgate torne estas práticas sociais “visíveis” e
constituintes de uma “linguagem/identidade” cultural, de reinterpretações e
resignifcações constante. Olhar estes objetos do cotidiano, no caso os rótulos
de Cachaça produzidos por anônimos, com uma alta probabilidade de descarte
rápido, é deslocar uma perspectiva social de um ponto de vista não usual, é
perceber como, por quais meios, por qual interpretação um fato histórico
marcante está retratado no cotidiano, mesmo que para a maioria das pessoas ele
permaneça invisível.
Conclusão:
Conclusão:
Acredita-se que com estudos voltados a cultura material abra-se um
campo de estudos que contribua para a que as relações entre design, cultura e tecnologia ganhem uma
representatividade dentro dos estudos sociais. Se a escolha de uma dada
tecnologia ocorre em detrimento de outra, é porque atores sociais estabeleceram
as condições necessárias para sua implementação, e ao se analisar os frutos de
tais escolhas, no caso os objetos de consumo como os rótulos de Cachaça, é
possível compreender melhor como, porquê, por quais caminhos, com quais
reflexos, tais escolhas refletiram na sociedade.
Referências:
BUCHANAN, R. A. The Power of the Machine. The Impact of the Technology from 1700 to the Present Day. Londres. Penguin Books. 1992.
CÂMARA, Marcelo. Cachaça Prazer Brasileiro. Rio de Janeiro. Editora Mauad. 2004.
CASCUDO, Luís da Câmara. Prelúdio da Cachaça. São Paulo: Global, 2 ed. 2005.
CARDOSO, Rafael D. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher. 2000.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH Winfried. Imagem - Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 1998.
BUCHANAN, R. A. The Power of the Machine. The Impact of the Technology from 1700 to the Present Day. Londres. Penguin Books. 1992.
CÂMARA, Marcelo. Cachaça Prazer Brasileiro. Rio de Janeiro. Editora Mauad. 2004.
CASCUDO, Luís da Câmara. Prelúdio da Cachaça. São Paulo: Global, 2 ed. 2005.
CARDOSO, Rafael D. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher. 2000.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH Winfried. Imagem - Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 1998.
Nota: Artigo resumido apresentado no 6º Congresso Nacional de Extensão Universitária na UNOPAR, em outubro de 2012. Este artigo é a base para um outro estudo de mesma temática, porém mais tenso e complexo.
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