Resumo do capítulo Imagem Protótipo de Martine Joly do livro Introdução à Análise da Imagem.
O capítulo Imagem Protótipo é onde Joly apresenta o seu método de análise que foi tendo suas bases teóricas construídas nos capítulos anteriores. A imagem escolhida é a publicitária por possuir, em seu entendimento, um caráter mágico e por serem as primeiras imagens analisadas pela semiologia na década de 1960.
O capítulo Imagem Protótipo é onde Joly apresenta o seu método de análise que foi tendo suas bases teóricas construídas nos capítulos anteriores. A imagem escolhida é a publicitária por possuir, em seu entendimento, um caráter mágico e por serem as primeiras imagens analisadas pela semiologia na década de 1960.
A publicidade sempre foi uma “consumidora” de teorias,
principalmente aquelas ligadas às ciências sociais, psicologia aplicada,
análise estatísticas e etc. A busca da publicidade por estudos era deixar a
publicidade menos “milagrosa” ou um “jogo de azar”, mas ser encarada como um
investimento. Joly indica a semiologia como o principal meio de testar o grau
de compreensão das mensagens e a maneira com que são interpretadas. Num
primeiro momento cita os trabalhos de Roland Barthes, Georges Péninou e de
Jacques Durand.
Baseando-se em Barthes, justifica que a imagem publicitária
é construída para ser rapidamente compreendida pelo maior número de pessoas
possível, tendo que exibir sua estrutura de funcionamento de modo claro. Joly cita a
estratégia de Barthes da descrição da imagem como um início de uma análise.
Joly entende a descrição com uma etapa “capital”, uma vez
que constitui a transcodificação das percepções visuais para a linguagem
verbal, e sempre será parcial em ambos os sentidos. A passagem do “percebido”
ao “nomeado” se manifesta em escolhas, perspectivas e reconhecimento que
predizem na interpretação, carregando uma própria visão de mundo e de seus
interesses do momento. Pode-se interpretar esta observação como sua definição de “contexto
interpretativo”.
Na leitura de Joly da análise de Barthes, a descrição verbal
introduz:
- O conceito de denotação e de conotação;
- A distinção da mensagem linguística como componente da imagem;
- A designação de objetos, que permite a noção de signo icônico;
- A observação da composição visual, das cores, que assinala os signos plásticos e sua interpretação codificada como sócio cultural.
- O conceito de denotação e de conotação;
- A distinção da mensagem linguística como componente da imagem;
- A designação de objetos, que permite a noção de signo icônico;
- A observação da composição visual, das cores, que assinala os signos plásticos e sua interpretação codificada como sócio cultural.
Joly, por meio de Barthes, reitera que a imagem não se
constitui apenas de signos icônicos ou figurativos, mas apresenta diferentes
“materiais” para construir uma mensagem visual. Na descrição existe o estado de uma mensagem
“literal”, denotada, porém há outro grau de interpretação existente, que remete
a um conjunto de signos, a outros universos, existe uma mensagem simbólica, ou
conotada, vinculada e compartilhada entre o anunciante e o leitor.
Joly propõe o termo mensagem visual, para diferenciá-la do
termo imagem, que de acordo com a autora, torna a classificação confusa, uma
vez que carrega consigo seu conjunto.
A mensagem visual é constituída por duas componentes, os signos figurativos ou icônicos – aqueles que têm semelhança com a realidade, jogando com a analogia perceptiva e com os códigos de representação-, e os signos plásticos – os componentes plásticos da imagem, como cores, formas, composição, textura, enquadramento, ângulo da tomada, dimensões, iluminação etc; os signos visuais podem ser considerados ao mesmo tempo distintos e complementares.
Novamente por meio dos textos de Barthes, principalmente ao
texto “Retórica da imagem”, Joly convida o leitor a uma breve história da
Retórica, retomando sua origem na Grécia, até sua reavaliação no início do
século XX pelos formalistas e construtivistas russos, e sua chegada a França
nos anos de 1960, quando Barthes tem contato com as reavaliações russas, e
insere-a na discussão sobre a imagem.
É por meio da retórica que Barthes reconhece na imagem a conotação, a possibilidade de provocar uma outra significação partir de um signo pleno. Porém, seu alinhamento desperta uma onda de novas pesquisas de linguistas que apontam no sentido de toda a linguagem carregar consigo um aspecto conotativo, incluindo a verbal.
A articulação da retórica da conotação na imagem, proposta por
Barthes, revela a qualidade de uma mensagem visual como uma qualidade de signo,
e que estas não representam coisas, mas elas se servem das coisas para falar de
outra coisa.
Outro autor selecionado por Joly é Jacques Durand. Durand continua
a trabalhar na referência na relação entre a retórica da imagem e a
publicidade. Em seus estudos percebe que as imagens publicitárias possuem
figuras de sintagma e figuras de paradigma, localizando metáforas visuais, onde
são efetuadas operações e relações entre qualidades de diferentes objetos representados.
Estas operações e relações para Durand, ao se apropriar de
conceitos de desejos e de censuras de Freud, constrói uma relação de figuras de
linguagens que são traduzidas por transgressões de leis sociais, físicas, de
linguagem, etc. Assim, na publicidade
encontram-se formas de liberdade e subversões, e todas são sustentadas por meio
de metáforas, litotes, hipérboles, elipses, acumulações, anacolutos etc. Para Durond, a função das figuras de retórica
na imagem publicitária é provocar o prazer do espectador, permitindo sonhar com
um mundo onde tudo é possível.
Por meio dos exemplos de Barthes, Jakobson e Durand, Joly
constrói um discurso para evidenciar que a retórica pode ser expandida para
outros tipos de linguagem, não só a verbal e a da imagem, mas relacionada as
artes visuais, como a pintura e o cinema.
Exemplo de imagem de publicidade [apresentação da análise de uma imagem]
Referências:
Referências:
JOLY, MARTINE. Imagem protótipo In. Introdução à Análise da
Imagem. Campinas, SP: Papirus. 14ª ed, 2010.
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