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quarta-feira, 5 de junho de 2013

A embalagem para o publicitário:

Texto produzido por Ernani Buchmann, posssivelmente no ano de 1975, comentando um pouco sobre o papel dos colecionadores, e como a embalagem reflete algumas questões culturais importantes na construção e afirmação de identidades. Este texto está associado a exposição de 1975 sobre a litografia, e alguns dos rótulos de cigarro eram do processo. A digitalização do material datilografado foi feita por Alan Witikoski como material de referência para pesquisa.

A EMBALAGEM PARA O PUBLICITARIO:
 
A atração exercida por uma carteira de cigarros é indiscutível. Muito pouca gente consegue passar incólume pelo fascínio de uma carteira de cigarros, incluindo-se até: não fumantes, entre os que são subjugados pelas cores, pelo formato, pelo estilo deste objeto hoje tão representativo.

Mais o que uma embalagem, a carteira de cigarro chega, às vezes, a se transformar quase num fetiche, espécie de estrela no oceano dos objetos que trazem status.

Só ela - e não no seu conteúdo – é que traz em suas características apropriadas para envolver cada tipo determinado de personalidade. Uma carteira de cigarros pode nos dizer se o fumante do gênero esnobe, popular, destemido, modernos assim como na maneira de abrir nota-se o relaxado, o desligado, o compulsivo, o inseguro.

Tornou-se um símbolo, entre outros ao lado do automóvel, de um estilo de vida. Por exemplo, os cigarros Hilton mostram em quase todos os seus comerciais um Galaxie, ligado ao sujeito que fuma o cigarro em questão. Em compensação, os cigarros Arizona preferem ligar o "mocinho" do filme a um cavalo, sinal de destemor, do machismo. 

E o Marlboro, da terra de idem? Bom, este seguiu os passos do Arizona - em termos brasileiros - mas apenas na ambientação dos seus filmes publicitários. Enquanto o Arizona apela para um - tipo mais nacional Brasil, sem muita sofisticação, como é necessário a seu público de baixa renda, o Marlboro nos apresenta o típico oeste americano,  que se não fosse por outro aspecto, já seria pelo fato de que todos os filmes são produzidos nos Estados Unidos e apenas dublados no Brasil. Inclui também a tecnologia no Oeste - um exemplo: os helicópteros - criando a imagem que seus fumantes, também destemidos, são pessoas de sucesso na vida, indivíduos da classe em ascensão social.

Assim existem os Minister, os Carlton - do qual estou munido de um exemplar neste momento - os Hollywood, os Continental e centenas de outras marcas.

No entanto, a carteira de cigarros muito mais do que isso. Quantos e quantos já foram anotados ali, e perdidos por sujeitos que esqueceram que aquele pedaço de papel colorido trazia a única pista para encontrar uma mulher ou um amigo de velhos tempos. E os joguinhos sociais que as reminiscências de velhas marcas de cigarro permitem? Qual era a cor da embalagem dos cigarros Yolanda? E o formato do Liberty? E o preço do Columbia em 1956? A lista não tem fim.

Fico lembrando satisfeito daquele amigo que certa vez me deu um cinto todo feito com maços de Continental e Hollywood sem filtro. Por quanto tempo desfilei o meu orgulho com aquela tira colorida segurando as minhas calças de menino. 

Bilhões de cruzeiros são fumados todo dia pelos cinco cantos do mundo. Muita gente começa, assim como muita gente para se foi o último - de fumar a cada momento. Da mesma forma, muita gente tem por hábito colecionar carteiras de cigarro, um hobby bastante interessante.

Esses dois rapazes que hoje expõe, suas coleções de carteiras de cigarro na casa Romário Martins - José Ricardo Pachaly e - Herculano Martins Franco Filho - com certeza já foram obrigados a se abaixar centenas de vezes junto calçada pela simples visão de uma raridade. Para eles não há nada mais emocionante do que descobrir novas carteiras, receber exemplares do exterior e catalogar as que possuem.

São colecionadores e como tal qualquer esforço é válido. Para nós outros, mais afeitos a apenas abrir a carteira e fumar o vicio, a exposição de um acervo tão sui gêneris é uma experiência bastante agradável. 

No espirito puro dos dois jovens não esta em jogo a briga que a British American Tobacco (ou Souza Cruz, como queiram) desenvolve contra a Philip Morris e R. J. Reinolds pela conquista do mercado brasileiro. Nem interessa saber, por exemplo, quantos milhões de cruzeiros foram gastos no estudo da embalagem do novo lançamento, o Du Maurier, pela Souza Cruz (ou British American Tobacco, como queiram).

Para eles o principal é descobrir uma carteira do cigarro gaúcho Grenal ou do falecido Lincoln. Isso é que importa. 

ERNANI LOPES BUCHMANN, Chefe de Redação P.A.Z.,. Criação e Comunicação Ltda. e Ex-redator e chefe de Criação das agencias de propaganda cariocas SGE Publicidade e Promoções, LM Propaganda e IMC - Internacional Markting Cornmunications.

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