Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Nota Impressora Paranaense - 1953

Nota retirada do Álbum do Centenário do Paraná 1853 -1953, sem página.
Digitalização do original por Alan Witikoski.

Esta nota reitera alguns tópicos que surgem tangenciando como o desenvolvimento da indústria gráfica no Paraná, principalmente em Curitiba, e que não são abertamente apresentados. Sabe-se que os imigrantes alemães sofreram várias sanções no período relacionada as duas Guerras Mundiais, que afetaram as configurações das litografias paranaenses, porém quais, e como foram estes eventos, contam pouca ou quase nenhuma informação "oficial". 
Até o momento os principais seriam: a inclusão na "lista negra" do comércio, um incêndio a sede da Impressora Paranaense, na rua Comendador Araújo, e relatos de "destruição" de livros técnicos em alemão sobre processos gráficos nas litografias, devido ao medo de serem pegos com algum material "subversivo". 

Impressora Paranaense S.A.
Publicamos com satisfação, o editorial abaixo, assegurando o cabimento leal da asserção, pois, mourejando há anos no seio e intimidade da IMPRESSORA PARANAENSE S.A., convivendo, ao editarmos ininterruptamente, a nossa Revista, vimos sempre, nas diretrizes de seus destacados proprietários e auxiliares, grandeza e tolerância, trabalho e disciplina, e o pulsa de corações de brasilidade, muito devendo o Paraná a essa famosa e tradicional organização, fator inegavelmente preponderante de seu progresso e engrandecimento:

A IMPRESSORA PARANAENSE S.A., por seu diretor-presidente, abaixo assinado, vem declarar que, já tendo sido vítima de calúnias, lhe atribuindo atitudes politicas anti-nacionais, há vários anos atraz, do que lhe resultaram sérias e penosas dificuldades, calúnias estas creadas por elementos irresponsáveis, desafetos e acintosos, não deseja que o seu título e denominação de IMPRESSORA PARANAENSE seja confundido com denominações de outras “impressoras” que se acham atualmente envolvidas em polêmicas sobre questões de ideologias políticas.
A presente declaração é feito pelo fato de já haverem chegado ao conhecimento da Impressora Paranaense S.A. informações sobre confusões havidas neste sentido.”

(a) OSCAR SCHRAPPE SOBRINHO
Diretor Presidente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário